terça-feira, 5 de abril de 2011

Fique por dentro dos termos utilizados em seu smartphone.

Se você está utilizando um smartphone ou PDA provavelmente em algum momento vai se deparar com termos como:
  • Custom ROM
  • Launcher
  • Memória Flash
  • OS
  • Fimware
  • Teclado Qwert
  • Mutitouch


Vamos aqui, fazer um pequena explanação sobre alguns deles:

Você usuário do Android OS (OS=Sistema operacional) deve estar se perguntando:
Se o Android é um sistema operacional, assim como o windows ou o linux, por que eu vejo por aí na net que o sistema já está, por exemplo, na sua versão 3.0 (honeycomb) e o meu smartphone ou tablet ainda utiliza a versão 1.6 (Donut) ? Como faço para atualizar o OS ? Devemos fazer assim como o windows, baixar o software da nova versão e instalar no celular ?

É justamente aí que está o problema ! A atualização de OS num smartphone não é tão simples como num PC/Notebook.
Para que o ANDROID OS funcione perfeitamente no seu smartphone ele precisa receber um conjunto de instruções específicas a cada dispositivo.
Um exemplo:
Android, eu quero que você entenda que quando eu apertar o botão "X" do meu smartphone você deve acionar a câmera fotográfica, quando apertar o botão "y" você deve fazer uma chamada de voz.
Entenderam ? Pois bem, a este conjunto de comandos específicos dados ao android no seu arranque nós damos o nome FIRWARE e ficam gravados na memória ROM do seu smatphone.
Agora você entendeu porque não pode atualizar o OS do seu smartphone facilmente ?
As FIRMWARES são desenvolvidas pelos fabricantes de celulares, muitas em parceria com as operadoras, portanto, a cada atualização do ANDROID uma nova FIRMWARE deve ser construida para trabalhar em conjunto com ele. A elaboração de uma nova FIRMWARE demanda recursos e despesas com engenharia e projeto para os fabricantes,
Como vivemos em uma sociedade capitalista você já pode imaginar o que acontece a seguir !
Por que o fabricante vai gastar recursos na elaboração de uma nova FIRMWARE que trabalhe em uma nova versão do ANDROID de um aparelho que ele já vendeu a tempos ? NÃO VAI !
Além do mais, se o fabricante der este suporte e atualizar os aparelhos antigos, qual seria o incentivo para o consumidor trocar seu aparelho por um modelo mais atualizado ?

Vamos criar uma situação hipotética:

Você comprou um smartphone chamado TABAJARADROID e ele veio com a versão do OS ANDROID 2.1 (Eclair)
Ai você vai se perguntar: Será que as organizações Tabajara vão lançar uma nova FIRMWARE para eu poder atualizar meu TABAJARADROID para próxima versão do Android 2.2 (Froyo) ?
Só que nesse meio tempo eles lançam no mercado o modelo TABAJARADROID-S que já sai de fábrica com a versão mais atualizada do android.
Pois é amigo, aí provavelmente você vai "cair do burro" porque as organizações tabajara obviamente preferem vender novos aparelhos ao atualizar os antigos.
E agora ? fiquei na mão ? quem poderá me salvar ?

Acalme-se, nem tudo está PERDIDO.

Pensando nesse dilema é que foram criadas as CUSTOM ROM's

Custom ROM como o próprio nome sugere, é um modelo customizado (modificado) de FIRMWARE, ou seja, é um modelo não oficial (pois não foi elaborada pelo fabricante do smartphone), no entanto funciona perfeitamente.

No presente momento os dois maiores desenvolvedores de CUSTOM ROM para android são:

CYANOGEN MOD - CyanogenMod é um firmware de reposição para um número de telefones celulares baseados no sistema operacional de código aberto Android. Ele oferece recursos não encontrados no Android oficial firmwares base de fornecedores desses telefones celulares

MIUI - Custom ROM (firmware) criada por um grupo de desenvolvedores asiáticos, também agrega novas funcionalidades ao android, além de juntar algumas características do sistema IPHONE (iOS)

Utilizando estas ROM'S não oficiais você provavelmente poderá atualizar seu smartphone, já que elas são adaptadas pelos desenvolvedores para trabalhar nos mais diversos modelos.


É isso aí, agora você já por dentro dos "termos" e definições, vá correndo atualizar seu ANDROID

Para uma explicação mais detalhada leia o texto a seguir:

Em eletrônica e computação, Firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como uma ROM, PROM, EPROM ou ainda EEPROM e memória flash, no momento da fabricação do componente. Muitos aparelhos simples possuem firmware, entre eles: controle-remoto, calculadora de mão, algumas partes do computador, como disco rígido, teclado, cartão de memória, muitos instrumentos científicos e robôs. Outros aparelhos mais complexos como celulares, câmeras digitais, sintetizadores, entre outros, também possuem um firmware para a execução de suas tarefas.

Não há fronteiras rígidas entre firmware e software, pois ambos são termos descritivos bastante livres. Contudo, o termo firmware foi originalmente inventado para contrastar com software de alto nível que poderia ser alterado sem a troca de um componente de hardware, e o firmware está normalmente envolvido com operações de baixo nível muito básicas sem as quais um dispositivo seria completamente não-funcional.

Firmwares estão presentes em computadores na forma de BIOS, leitores e/ou gravadores de CDs/DVDs. Também estão presentes em celulares, iPods, câmeras digitais, PlayStation Portable, impressoras e virtualmente quaisquer equipamentos eletrônicos da atualidade, incluindo eletrodomésticos como fornos de microondas ou lavadoras.

Memória apenas de leitura (ROM), também conhecida como firmware, é um circuito integrado (chip) programado com dados específicos, no momento de sua construção. Circuitos integrados de ROM não são usados somente em computadores, mas em muitos outros equipamentos eletrônicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário